GIRe³ UFSCar

Projeto de Extensão

Projeto 3 R's na Escola



 Justificativa: Hoje em dia, verificam-se estímulo a hábitos de consumo cada vez maior de bens e serviços. Como consequência a produção de resíduos toma dimensões exorbitantes nos centros urbanos. Assim, o projeto consiste no esclarecimento da população da cidade de São Carlos no que se diz respeito à política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), fornecendo informações que auxiliem na compreensão desta política bem como as facilidades encontradas no município para aplicação da mesma.

Temas abordados: Tendo em vista o público alvo de professores e alunos de escolas públicas e particulares, além de outros locais como centros comunitários e associações religiosas, o método de abordagem consiste na realização de palestras e dinâmicas para esclarecimentos. Para alunos do ensino médio, professores e público adulto em geral, a apresentação aborda tópicos como a quantidade de lixo gerada na cidade e problemas envolvidos, vantagens da reciclagem frente o descarte comum, o que e como reciclar, destinos para o lixo eletrônico, o problema do óleo, pilhas e remédios, além de dar exemplos práticos de como reduzir e reutilizar materiais no dia-a-dia.

Abordagem: Informaremo-nos sobre o que a escola já faz quanto a reciclagem, e sugerir ideias simples e economicamente viáveis do que se pode fazer para melhorar ainda mais para que cada escola possa ter  uma forma personalizada de abordagem. Dentre os objetivos está o fato de que os alunos possam levar isso para as respectivas casas e conscientizem o meio em que estão inseridos. 


      Ensino Infantil ao 2º Ano do Ensino Fundamental: Nesta faixa de idade o grupo trabalha com um teatro com informações básicas sobre a importância da destinação do lixo e os materiais que podem ou não ser reciclados. Além disso podem ocorrer oficinas e interações.
       Do 3º Ano ao 5º Ano do Ensino Fundamental: Realização de palestras informativativas utilizando apresentações e atividades ilustrativas como: oficinas de reciclagem, jogos e brincadeiras simples, incentivando principalmente a reutilização. Além dAtividades manuais com objetos usadoso dia-a-dia das crianças.


      Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental até ao 3º Ano do Ensino Médio: Palestras interativas com esclarecimento de dúvias. Pretende-se atingir os adolescentes e pré-adolescentes de forma diferenciada e interativa, com auxílio de Datashow, imagens e falas impactantes, para que se interem sobre o que tem acontecido no mundo e o motivo de porque reciclar, reduzir e reutilizar são tão importantes. 


Escolas por onde o Projeto 3 R's já passou:

E.E. Dr Alvaro Guiao
CEMEI Otávio Moura
Escola Adventista
CEMEI Monsenhor Siqueira
EMEB Angelina Dagno de Melo
E.E. Prof° Andrelino Vieira
EMEB Maria Ermantina Tarpani

Escolas agendadas para o Projeto 3 R's:

CEMEI Maria Lucia Marrara
ETEc Paulino Botelho


Quer saber mais sobre esse projeto? 
Mande um e-mail para: gire.em.ufscar@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...