GIRe³ UFSCar

Projeto de Extensão

12 de maio de 2011

Compostagem Caseira

Oi Gente!

Vim aqui falar como você pode destinar seus resíduos orgânicos de maneira mais eficiente e correta, contribuindo para o aumento da vida útil do nosso aterro de São Carlos (ou da sua cidade). É através da compostagem! Mesmo morando em apartamentos sem muito espaço, dá para fazer ou comprar sua composteira caseira e ter seu adubo depois de um tempo.

Bom, pra quem não sabe, os resíduos orgânicos que podemos aproveitar para a compostagem são nossos restos de comida, como restos de frutas, legumes, verduras, casca de ovo, etc.. É bom evitar aqueles de origem animal, como carnes, queijos, além dos alimentos cozidos, por que eles são muito gordurosos e dificultam a degradação do composto.


Aqui vai alguns passos para você realizar a compostagem:

1º: Compre uma composteira (encontrada em lojas de jardinagem) ou faça a sua, com uma caixa ou cesto plástico com tampa, fazendo alguns furos neles para o composto poder "respirar" (inclusive embaixo);


2º:  Alterne camadas de terra seca e dos restos de alimentos em sua composteira. Tente controlar a umidade: se a mistura estiver muito molhada (escorrendo), coloque mais terra seca; se estiver muito seca, molhe um pouco;

3º: Sempre que adicionar alimentos, ou a cada 2 ou 3 dias, revolva um pouco o composto, para arejá-lo;

4º: Após 2 ou 3 meses, quando o composto estiver em tom marrom-café, bem homogêneo e com cheiro de terra molhada, ele estará pronto para ser usado como adubo: use em suas plantas, doe para um amigo!

Quanto mais picados os alimentos, mais rápido se dará a compostagem!

Abaixo, segue um vídeo feito pela Recicloteca, ensinando esses passos. Eles também dão dicas de como acelerar esse processo.

No link abaixo, também ensinam outros modos de fazer sua composteira.

É isso! Agora é só fazerem!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...